Asteraceae

Stifftia parviflora (Leandro) D.Don

LC

EOO:

253.225,994 Km2

AOO:

104,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Roque, 2020), com distribuição: no estado do Espírito Santo — nos municípios Baixo Guandu e Colatina —, no estado de Minas Gerais — nos municípios Carmópolis de Minas, Ibirité, Lagoa Santa, Pains, Santa Luzia e Santana do Riacho —, no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Armação dos Búzios, Cardoso Moreira, Rio de Janeiro e São Pedro da Aldeia —, e no estado de São Paulo — nos municípios Águas de Lindóia, Cananéia, Cubatão, Ilhabela, Itapira, Mogi Guaçu e Peruíbe.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2021
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Monira Bicalho
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie apresenta uma distribuição em diversos municípios na Floresta Atlântica e no Cerrado, em diferentes fitofisionomias. Com um extenso EOO= 220353km², mais de 10 situações de ameaças e registros em Unidades de Conservação, Stifftia parviflora foi considerada como Menor Preocupação (LC) neste momento. Demandando assim, ações de pesquisa (tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua perpetuação na natureza no futuro.

Possivelmente extinta? Não
Histórico:
Ano da valiação Categoria
2012 DD

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Trans. Linn. Soc. London 16(2): 291. 1830.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Tempo de geração:

Detalhes: range 60 /180
Justificativa:

Segundo as informações fornecidas pelo especialista, o tempo de geração estimado para esta espécie é de 5 – 15 anos (B. Loeuille com. pess. 2021).

Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: small tree
Longevidade: perennial
Biomas: Mata Atlântica, Cerrado
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore com até 8 m de altura (Tropical Plants Database, 2021). Ocorre na Mata Atlântica e Cerrado, em Floresta Ombrófila (Roque, 2020).
Referências:
  1. Roque, N., 2020. Stifftia. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB5510 (acesso em 19 de julho de 2021)
  2. Tropical Plants Database, 2021. Stifftia parviflora. Ken Fern. tropical.theferns.info. URL tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Stifftia+parviflora (acesso em 03 de setembro de 2020).

Ações de conservação (4):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da Serra do Espinhaço Meridional (Pougy et al., 2015).
Referências:
  1. Pougy, N., Verdi, M., Martins, E., Loyola, R., Martinelli, G. (Orgs.), 2015. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da Serra do Espinhaço Meridional. CNCFlora: Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Laboratório de Biogeografia da Conservação: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 100 p.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território Rio de Janeiro - 32 (RJ), Território PAT Capixaba-Gerais - 33 (ES), Território PAT Espinhaço Mineiro - 10 (MG).
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca, Área de Proteção Ambiental da Serra de Sapiatiba, Área de Proteção Ambiental de Grumari, Área de Proteção Ambiental do Parque Municipal Ecológico de Marapendi, Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, Parque Estadual da Costa do Sol, Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual de Ilhabela, Parque Nacional da Tijuca, Parque Natural Municipal Chico Mendes, Parque Natural Municipal de Grumari e Parque Natural Municipal de Marapendi.

Ações de conservação (3):

Uso Proveniência Recurso
7. Fuel natural stalk
A árvore às vezes é colhida na natureza para uso local de sua madeira. A madeira pode ser usada como combustível e para fazer carvão (Tropical Plants Database, 2021).
Referências:
  1. Tropical Plants Database, 2021. Stifftia parviflora. Ken Fern. tropical.theferns.info. URL tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Stifftia+parviflora (acesso em 03 de setembro de 2020).
Uso Proveniência Recurso
10. Wearing apparel, accessories natural stalk
A árvore às vezes é colhida na natureza para uso local de sua madeira. A madeira é de textura média, de grão reto, moderadamente pesada, macia, com propriedades mecânicas fracas e pouco durável. É usado apenas localmente, para itens de baixo valor, como caixas, forros e brinquedos (Tropical Plants Database, 2021).
Referências:
  1. Tropical Plants Database, 2021. Stifftia parviflora. Ken Fern. tropical.theferns.info. URL tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Stifftia+parviflora (acesso em 03 de setembro de 2020).
Uso Proveniência Recurso
13. Pets/display animals, horticulture natural whole plant
Planta de rápido crescimento e sucesso a pleno sol, muito ornamental quando em flor, a árvore pode ser usada em paisagismo e é particularmente adequada para plantar em ruas estreitas e sob linhas de energia. Pode ser usada como espécie pioneira na restauração de matas nativas (Tropical Plants Database, 2021).
Referências:
  1. Tropical Plants Database, 2021. Stifftia parviflora. Ken Fern. tropical.theferns.info. URL tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Stifftia+parviflora (acesso em 03 de setembro de 2020).